Contato
Dúvidas
Serviços
Home

Dúvidas

Custos no Compartilhamento

Além do preço da cota do imóvel anunciado devo pagar algo mais?
Em se tratando de compra e venda, haverá  a necessidade de pagamento da escritura e do seu registro no Cartório de Registro de Imóveis.

No aspecto tributário, incide o imposto sobre a transmissão de bens imóveis.

No caso de locação não é necessário escritura pública e não há incidência de imposto quando da celebração do contrato.

A remuneração da Querocompartilhar é feita pelo Proprietário/Anunciante e não pelo adquirente da cota.

O êxito do compartilhamento depende fundamentalmente da GESTÃO do mesmo, assegurando-se a entrega do imóvel em perfeitas condições ao compartilhador a cada uso.

Para isso a Querocompartilhar cobra 18% do valor do aluguel mensal. Clique acima na tecla "SERVIÇOS" para saber o que compreende essa GESTÃO.

Em se tratando de aquisição e não de locação de bem, o preço é de 18% do valor estimado de aluguel do imóvel.
Além do preço da cota da embarcação anunciada devo pagar algo mais?
Tendo em vista que o preço é "posto" Estaleiro/Loja/Marina onde a embarcação se encontra, deverá ser pago o transporte até o local escolhido pelos compartilhadores.

Haverá também a necessidade de pagamento do registro/transferência na Capitania dos Portos e seguro obrigatório.

Não incide IPVA - Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores para embarcações.

A remuneração da QUEROCOMPARTILHAR é feita pelo Proprietário/Anunciante e não pelo adquirente da cota.

O êxito do compartilhamento depende fundamentalmente da GESTÃO do mesmo, assegurando-se a entrega da embarcação em perfeitas condições ao compartilhador a cada uso.

Clique acima na tecla "SERVIÇOS" para saber o que compreende essa GESTÃO.

O preço dos serviços de GESTÃO é livremente negociado entre o grupo de compartilhadores e a Querocompartilhar.

E existirão custos de como Marina, limpeza do barco, seguro, todos rateados entre os compartilhadores.
Como são pagas as despesas de guarda e manutenção da embarcação?
Os custos basicamente são de marina (para guardar o barco), limpeza, seguro, revisão de motor, manutenções gerais e instalação de acessórios.

Regra geral essas despesas são rateadas na proporção das quotas. Assim, num grupo de quatro quotistas cada qual pagará 25% do total.

Há aqui duas exceções. Uma delas refere-se ao gasto gerado por mau uso e não por desgaste. Nesse caso quem paga é quem estava usando naquele momento. Como exemplos citamos a perda de âncora, amassamento de hélice etc.

A outra exceção refere-se ao custo com revisão do motor e equipamentos como gerador etc, chamado de manutenção preventiva. Sugerimos que 50% desse custo seja custeado igualitariamente e 50% seja rateado na proporção do número de horas de uso de cada compartilhador, que é calculado quando do necessário check in e check out a cada uso, mas tal decisão pertence ao grupo de compartilhadores.
Há necessidade de fazer seguro da embarcação?
Certamente.
Por se tratar de compartilhamento, em que vários proprietários usarão a embarcação, é fundamental haver seguro, pois em caso de sinistro com um dos compartilhadores a Seguradora indenizará todos.
Há um número ideal de cotas para anunciar?

Na realidade, não. Pode ser desde uma até oito cotas, que é o limite dado pelo site QUEROCOMPARTILHAR.

Quanto maior o número de cotas (compartilhadores), mais se reduz o investimento (compra) ou as despesas mensais (locação), o que atrairá um maior número de internautas/interessados.

Por outro lado, um menor número de cotas também permite rateio de investimento e de despesas, propiciando o uso do bem com maior frequência.

O número 4 (quatro) parece-nos essencial, pois assegura o direito de uso exclusivo de uma semana por mês, que representa uma frequência boa.

Quando, quanto e como devo pagar pelos serviços de intermediação da QUEROCOMPARTILHAR?
O pagamento pela intermediação do negócio deverá ser feito exclusivamente pelo PROPRIETÁRIO através de boleto, que lhe será encaminhado oportunamente.

Conforme consta nos "Termos de Uso", o pagamento é devido somente em caso de êxito no compartilhamento. Ou seja, quando, após as conversas entre Proprietário/Anunciante e interessado, o negócio for fechado.

Em se tratando de locação, será quando o Proprietário/Locador celebrar o contrato de locação/compartilhamento com os locatários/compartilhadores. O valor será o equivalente a um aluguel.

No caso de venda, quando o respectivo contrato for celebrado entre as partes envolvidas. O valor será o equivalente a 6,0% (seis por cento) do valor do bem.

Em se tratando de anúncio realizado por imobiliárias, corretores de imóveis, estaleiros, revendedoras/dealers ou representantes/brokers, 50% da remuneração será repassada ao anunciante.

Sobre o Anúncio de Bens

Como aumentar o número de visitas em meu Anúncio?
Fotos bem tiradas são fundamentais, pois criam uma ótima impressão do bem anunciado.

Para melhor visualização, recomendamos que as fotos sejam tiradas na horizontal (modo paisagem).

Informe no "Pequeno Resumo da Oferta" detalhes e características do bem que não constam nos campos padronizados do site e que julgue serem importantes ao conhecimento dos interessados.

Se puder, inclua também um vídeo (link do Youtube).

Após anunciar veja como ficou o Anúncio como um todo.

Se não ficou bom, refaça, tire outras fotos se necessário. O trabalho compensa o resultado.
Posso anunciar o mesmo bem com vários números de cotas (para vários números de compartilhadores)?
Sim. Fazendo isso você amplia as chances de êxito do negócio.

Para fazer isso, após finalizar o anúncio de seu bem, clicando em "Ativar Anúncio", clique em "Duplicar Anúncio", em seguida em "Editar Anúncio" e altere apenas o número de cotas.

Imagine que tenhamos três interessados num grupo de quatro cotas e um interessado num grupo de seis cotas. Talvez a QUEROCOMPARTILHAR consiga convencer o interessado no grupo de seis cotas a migrar para o grupo de quatro cotas, finalizando-o e gerando o fechamento do negócio.


Posso anunciar o mesmo bem tanto para venda como para locação?
Sim. 

Para fazer isso, após finalizar o anúncio de seu bem, que se faz clicando em "Ativar Anúncio", clique em "Duplicar Anúncio", em seguida em "Editar Anúncio" e então altere o "Tipo de Transação", alterando os valores correspondentes.
É mais fácil fechar negócio quando definimos um número pequeno de cotas?
Não, necessariamente.

Muitas vezes, ao definir um número grande cotas, oito por exemplo, você consegue atingir internautas/interessados que não dispõem de muito tempo para usufruir daquele bem.

Além disso, o investimento (compra) ou o custo mensal (locação) diminui com o aumento do número de compartilhadores.

Por isso que é conveniente fazer ao menos dois anúncios do mesmo bem, um com poucas cotas (entre 2 e 4) e outro com mais cotas (entre 5 e 8).
Posso vender ou alugar o bem para uma só pessoa?
Sim, basta que você, quando do anúncio do bem, informe "1"como número de quotas. 

Sobre o Compartilhamento em Si

Como é feito o compartilhamento do uso do bem?
Lembre-se que o compartilhamento é de tempo e não de espaço.

Significa que cada compartilhador usa o bem com exclusividade durante certo período e não simultaneamente.

O calendário base será sugerido pela QUEROCOMPARTILHAR, gratuitamente, cabendo a decisão final aos compartilhadores.
E se o imóvel for novo e tiver que ser mobiliado? Como será feito?
Nesse caso o grupo de compartilhadores estipulará um valor a ser gasto, poderá contratar decorador(a) e deliberará sobre a mobília.
Posso adquirir mais de uma cota anunciada?
Sim.

Se quiser, você pode adquirir até todas as cotas anunciadas, tornando-se proprietário ou locatário único do bem.

Basta fazer uma reserva e em seguida outra(s).
Há regras para o compartilhamento?
Por haver relação de várias pessoas com um único bem, mesmo com exclusividade de uso em cada período, é fundamental a fixação de regras de utilização do mesmo.

A QUEROCOMPARTILHAR disponibilizará, quando do fechamento do contrato, um conjunto de Regras de Uso do Bem.

Caberá aos compartilhadores acordarem sobre as mesmas, pois elas farão parte do contrato a ser celebrado entre todos (compra e venda ou locação).
A partir de que momento posso usar o bem adquirido/locado em regime de compartilhamento?
É usual que o proprietário do bem, imóvel ou embarcação, aguarde a formação completa do grupo de compartilhadores tanto para fechar o negócio como para entregar o bem em caso de venda ou disponibilizá-lo na hipótese de locação. Isso lhe será informado.

Mas, não impede que o proprietário libere o bem tão logo feche negócio com a sua cota e portanto, antes da formação integral do grupo. Isso dependerá apenas de suas tratativas com ele.

Em se tratando de embarcação nova é comum que o Estaleiro estabeleça um prazo de entrega quando não a tem em estoque.
Em nome de quem fica registrado o bem adquirido em regime de compartilhamento?
Em nome de todos os compartilhadores, tanto imóvel como embarcação.

Mas, há outra possibilidade, o registro em nome de empresa, constituída exclusivamente para esse fim, qual seja, o compartilhamento do bem. Nesse caso, os compartilhadores serão os sócios da empresa.

Essa última é a melhor opção, principalmente quando envolver contratação de caseiro para imóvel ou marinheiro exclusivo para embarcação, pois nesse caso os funcionários serão registrados em nome da empresa.

Além disso, em caso de venda da cota, não há necessidade de escritura pública (imóveis) ou novo registro na Capitania de Portos (embarcação), mas apenas proceder-se a alteração do contrato social e registrá-la na Junta Comercial.

A constituição de empresa custa em torno de um salário mínimo e gera apenas um pequeno custo mensal a mais, que é a assessoria contábil, girando em torno de um terço do salário mínimo. Todos esses valores naturalmente serão rateados entre os compartilhadores.
Quem administra a formação do grupo de compartilhadores, o Anunciante ou a QUEROCOMPARTILHAR?
A QUEROCOMPARTILHAR.

O Anunciante deixa de ter essa preocupação.

Tão logo seja formado o grupo de compartilhadores ele será contatado para celebrar o negócio, qual seja, a venda ou a locação do bem. 
A locação compartilhada é considerada como de temporada ou residencial?
Depende do tempo de locação.

Se for de até 90 dias a lei considera como locação para temporada.

Acima disso é considerada locação residencial.
E se dois grupos se formarem simultaneamente. De quem é a preferência?
Só existe essa hipótese em caso de imóveis e de de embarcações usadas, haja vista que se forem novas o Estaleiro produzirá tantas quantas forem necessárias.

Nesse caso, a preferência recai sobre o primeiro grupo formado, considerando o dia e hora da reserva do último componente do mesmo.

Se ainda houver coincidência, prevalece o direito ao grupo onde houve a primeira reserva.
Qual o tempo de duração da locação compartilhada?
Isso depende do proprietário. É ele que define o tempo de locação.

Mas, não impede que sejam feitas negociações entre ele e os interessados e que dai surja prazo diferente do inicialmente fixado.

O usual é a fixação de um ano de locação.
E se o compartilhador não pagar o aluguel, o que devo fazer?

Nesse caso resolve-se como qualquer inadimplemento contratual.

Em não havendo acordo para pagamento ou desocupação deve ser promovida ação judicial para cobrança dos valores devidos e despejo do inadimplente.

E se um dos compartilhadores deixar de pagar sua parte no rateio de despesas?
Nesse caso, os demais compartilhadores deverão assumi-la e cobrar do inadimplente, podendo inclusive exclui-lo do grupo e eventualmente se apropriar da cota do mesmo.
Posso vender a cota que tenho na propriedade de um bem?
Sim. Mas você deve verificar a forma como fazer, que estará redigida no contrato de compra e venda e no de regras de uso do bem.

Talvez você tenha de oferecê-la aos demais compartilhadores antes de vendê-la a terceiros.

Agora sim, anuncie a cota em nosso site. Basta clicar em "ANUNCIE AQUI SEU BEM" e preencher os dados do mesmo. Se tiver 1 cota de 4, anuncie o número de cotas como o total de 4, pois isso deixará claro aos interessados que você estará vendendo o direito de uso de 1 período a cada 4.
Posso transferir a cota que tenho na locação de um bem?
São os contratos de locação e de regras de uso do bem que definirão a forma de venda de sua cota.

Leia-os e atentando-se à forma, anuncie a cota em nosso site. Basta clicar em "ANUNCIE AQUI SEU BEM" e preencher os dados do mesmo. Se tiver 1 cota de 4, anuncie o número de cotas como o total de 4, pois isso deixará claro aos interessados que você estará vendendo o direito de uso de 1 período a cada 4.
Será celebrado contrato após o fechamento do negócio?
Sim. A QUEROCOMPARTILHAR, através de seu departamento jurídico, disponibilizará gratuitamente contrato que, após analisado e acordado entre as partes, deverá ser assinado por todos.

Da mesma forma, será disponibilizado o documento "Regras de Uso do Bem" para análise e assinatura.

Sobre o uso do Site

Como faço para cancelar uma reserva feita?
Basta enviar um email para contato@querocompartilhar.com.br com o código da oferta e o motivo.
Como posso contatar um anunciante?
Para falar com o anunciante, siga as instruções:

1. Faça uma busca do bem desejado.

2. Clique no anúncio do qual deseja contatar o anunciante.

3. Clique, então, em “Falar com o Proprietário”.

A QUEROCOMPARTILHAR não é responsável por nenhum anúncio. Se o anúncio não estiver mais ativo no classificado, a QUEROCOMPARTILHAR não poderá fornecer os dados de contato do anunciante.

Como não ser enganado no negócio?
Desconfie dos chamados "negócios da China". O regime de compartilhamento permite ótimas transações, pois os custos e valores investidos são reduzidos proporcionalmente ao número de compartilhadores. Mas, ainda assim, o preço total de compra ou de locação do bem (preço da cota x número de compartilhadores) deve condizer com a realidade daquele mercado.

Fraudadores costumam usar termos como "Sorteio", "Herança", "Recebi em troca de dívida", "Vou viajar para o exterior", dentre outros, para explicar preços "imperdíveis".

Não envie dinheiro ou faça qualquer pagamento antes do contrato assinado. Lembre-se que você conta com assessoria jurídica gratuita da Querocompartilhar para isso. Somente após ver o bem, certificando-se do seu estado e celebrar o contrato é que deverá ser pago o valor convencionado.

Não envie nenhum dado de conta corrente ou cartão de crédito como números, senhas etc se lhe for pedido através do site.

Por fim, documente toda a negociação, procurando usar sempre o site para envio e recebimento de e-mails. A Querocompartilhar mantem back up das conversações e lhe disponibilizará se lhe for necessário.


Como atualizar meus dados pessoais?
Para alterar os dados pessoais, siga as instruções:
  1. Clique no menu superior "Painel do Usuário";
  2. Informe seu e-mail e senha cadastrados e clique em "OK";
  3. Clique, então, logo acima da foto em "Meu Cadastro";
  4. Altere os campos desejados e clique em "Salvar".
Esqueci o nome do e-mail cadastrado no QUEROCOMPARTILHAR. Como posso recuperá-lo?
Entre em contato através do e-mail contato@querocompartilhar.com.br informando seu CPF e solicite a recuperação do seu e-mail, ou clique em "Contato", logo abaixo no final da tela.
Como cadastrar ou descadastrar o recebimento de e-mails com promoções e novidades (Newsletter)?
O cadastramento ou descadastramento de recebimento de e-mails com promoções e novidades encontra-se em "Meu Cadastro”.

  • Acesse-o, primeiro digitando seu e-mail e sua senha na parte superior da tela (Painel de Usuário) e clique em "OK".
  • Agora você estará logado. Clique em "Meu Cadastro". Faça então sua opção pelo recebimento ou não de e-mails com promoções e novidades.
  • Se você não possui cadastro, vá à HOME PAGE, clique em "Cadastre-se", preencha seus dados e faça sua opção.
  • Sua solicitação, seja para atualização de cadastro ou descadastramento da Newsletter, será atendida em até um dia útil.

Como alterar meu e-mail?
Para alterar seu e-mail siga as instruções:
 
  1. No menu superior digite seu email e senha;
  2. Clique na opção Meu Cadastro, faça a alteração e clique no botão salvar.
Tive problemas com minha senha. O que devo fazer?
Se sua senha está inválida ou se você esqueceu sua senha, solicite uma nova senha de acesso, seguindo as instruções abaixo:
  1. Na tela inicial "HOME", intitulada "Painel do Usuário", digite seu e-mail;
  2. Clique, então, em "Esqueci minha senha";
  3. Surgirá a tela "Esqueci minha senha", onde v. deverá digitar seu e-mail novamente;
  4. V. receberá em seu e-mail cadastrado na QUEROCOMPARTILHAR a senha correta.
Caso você não receba a senha em até 20 minutos, provavelmente ela deverá estar bloqueada pelo anti-spam do seu provedor.
Para receber os e-mails da QUEROCOMPARTILHAR, bem como as propostas de compra dos internautas, é necessário que o anti-spam do seu endereço de e-mail esteja desabilitado. Para isso, entre em contato com o suporte técnico do seu provedor e solicite instruções de como adicionar o domínio @querocompartilhar.com.br à lista de remetentes permitidos em seu e-mail.

O que faço caso identifique alguma suspeita de irregularidade nos classificados ou se receber uma proposta suspeita?
  • Se você encontrar um anúncio suspeito no classificado ou se receber uma proposta que julgue suspeita, denuncie.
  • Isso pode ser feito por telefone, através do e-mail contato@querocompartilhar.com.br ou clicando em "Contato' logo abaixo, no final da tela.
Por que não consigo navegar no site normalmente?
As configurações de segurança do seu computador podem impedir que você navegue normalmente pelo site QUEROCOMPARTILHAR, impossibilitando a completa exibição da tela, para resolver esse problema, uma das soluções recomendamos que você faça a limpeza do seu cache. Importante: recomendamos o acesso ao site do QUEROCOMPARTILHAR por meio dos navegadores Google Chrome, Internet Explorer 8.0 ou posterior ou Mozilla Firefox. Os navegadores Internet Explorer 7.0 ou anterior, Netscape e Eudora possuem algumas incompatibilidades com nosso site.

Preciso desabilitar o anti-spam? Como?
Se o seu provedor de acesso possui o sistema anti-spam, entre em contato com o suporte técnico e solicite instruções de como adicionar o domínio@ querocompartilhar.com.br à lista de remetentes permitidos em seu e-mail.

Canal de Atendimento

(11) 94104-4422
contato@querocompartilhar.com.br
Creci: 28610-J

Redes Sociais

Copyright 2016/2020 - Quero Compartilhar Todos os Direitos Reservados. Webside